O engraçado é que os games de Pokemon sempre tem a mesma fórmula: são lançados mais ou menos de dois em dois anos e não existem muitas mudanças na série. Quer dizer, há algumas poucas inovações, mas em termos gráficos e de som, os títulos sempre estão atrás do que é produzido no mercado. Por que jogar então? Oras, porque é o máximo.
Ok, se você é novato na franquia ou simplesmente não consegue entender o meu “é o máximo”, eu explico. A grande sacada do jogo é conter centenas de Pokemons, os tais bichinhos, que você pode colecionar. Eles participam de brigas contra outros Pokemons e, a partir daí, podem evoluir (tá, também tem um item que ajuda no processo). O lance é que os monstrinhos tem tipos de ataque específicos (Pokemons podem ser de fogo, de água, elétricos, e assim por diante). Cada criatura tem atributos e, por isso, pode ser muito forte ou um fracote, dependendo do tipo do oponente. Quer dizer, não basta ter Pokemons, você deve coletar uma variedade deles. Outra funcionalidade bacana é a possibilidade de trocar Pokemons com o seu amigo, assim você pode pegar criaturas que não conseguiria se jogasse sozinho. Agora, pense que, além de tudo isso, o jogo é um RPG e portanto, demorado. Pronto: é uma fórmula genial para viciar jogadores.
Pokemon Platinum não é exceção à regra: mudam algumas coisinhas, mas o game é baseado no seu predecessor Pokemon Diamond and Pearl. Os gráficos são bem parecidos, afora a parcela 3D do jogo (eu falo disso logo mais) e o som ganhou algumas músicas novas, que são bem interessantes. Fora elas, tudo já foi escutado em Pokemon Diamond and Pearl.
Na parte da história, por outro lado, há uma mudança significativa. Não quero falar demais pra não estragar a surpresa, mas vale contar que existe um novo mundo chamado Distortion World, que você só acessa mais para o final da jogatina. Lá, você vai encontrar alguns quebra-cabeças que devem ser resolvidos antes de chegar à última batalha. A área é bem bacana e ajuda a dar uma nova profundidade ao game, além de ser totalmente 3D e permitir que você ande nos tetos e afins.
Existe muita variedade e muitos bichinhos para você colecionar: são 493 Pokemons, sem contar as variantes, os especiais, Shinies, entre outros. E é exatamente isto que faz um jogador de Pokemon feliz. Também vale contar que você pode continuar descobrindo novas raças e evoluindo seus preferidos mesmo depois de acabar com o modo de história. A Bulbapedia está enorme, se você entende o que estou falando.
Pokemon é um daqueles jogos que mostra RPG de verdade: você precisa se dedicar. Acho que isto é, fundamentalmente, porque o game continua tão bem vendido como sempre. Mas, também acho que podiam ter novidades de verdade. Queria muito jogar em um game inteiramente 3D, queria ver gráficos com uma variedade maior de texturas. Também poderia ter um sistema de comunidades mais gordinho: como poder criar uma página pro seu Pokemon favorito, que mostrasse a evolução da criatura toda vez que você jogasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário